-
Arquitetos: AB+AC Architects
- Área: 50 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Nicola Gnesi
-
Fabricantes: Fantini Mosaici
Descrição enviada pela equipe de projeto. Durante a 61ª edição do Fuori Saloni, a Fantini Mosaici - uma das principais empresas da Itália especializada em superfícies artesanais de luxo - convida o estúdio AB+AC Architects, sediado em Lisboa e fundado por Arianna Bavuso e Andre Chedid, para projetar uma instalação de arte temporária onde em breve a empresa abrirá sua primeira sala de exposição em Milão, no Foro Bonaparte 68.
Back to the Future é uma experiência visual e tátil hipnotizante que mostra como até as técnicas mais antigas podem ser levadas para o futuro. Atemporal e ilimitada, a Fantini Mosaici leva a arte da artesania para o próximo nível. O local é composto por duas salas sequenciais que fragmentam a experiência em diferentes momentos. Primeiro, há a área de recepção, um espaço escuro onde os olhos do visitante podem se ajustar em preparação para uma instalação imersiva que está escondida atrás de cortinas sensuais.
Este espaço inicial é dedicado a ler, aprender e refletir sobre a extensa história da Fantini Mosaici na arte do mosaico, terrazzo, seixos e trabalho em mármore, enquanto se está sobre um pavimento desenhado à mão de ondas orgânicas cortadas em Black Portoro e Light Orobico.
Após passar pelas cortinas, a instalação é revelada. Uma sala caleidoscópica onde a AB+AC Architects cria a ilusão de um universo infinito de pedras ásperas e preciosas, constituindo um piso tridimensional personalizado de pirâmides flutuantes enquadradas por uma grade infinita de portais de terrazzo. Aqui, o visitante pode transcender as limitações físicas do espaço e mergulhar em uma paisagem futurista de possibilidades infinitas.
Há mais de 123 anos, a Fantini Mosaici tem sido o epítome do "Made in Italy", criando superfícies personalizadas requintadas para os projetos mais prestigiados do mundo, incluindo hotéis de luxo, boutiques de design, residências, lugares de culto e instituições governamentais. Embora essa arte milenar pertença à memória coletiva da história e tradição, De Volta para o Futuro pretende desafiar essa relação por meio de uma arquitetura imersiva de oportunidades, onde a tecnologia simples encontra a alta tecnologia.